Direito Previdenciário
Descubra como aumentar o valor da sua aposentadoria com uma revisão previdenciária
É possível o aumento no valor da aposentadoria, por meio de uma revisão previdenciária, quando comprovado algum erro por parte do INSS.
Apura-se, na ocasião, se o valor do benefício está correto ou não, sendo que, em alguns casos, pode ocorrer do benefício não ser alterado ou mesmo diminuir, motivo pelo qual faz-se necessária e importante a elaboração de cálculos, antes do ajuizamento da ação ou pedido administrativo, por um advogado especialista em direito previdenciário.
Dessa forma, confira a seguir o que é a revisão previdenciária, como solicitar uma e outras informações inerentes a esse tema.
Como aumentar o valor da aposentadoria através de uma revisão previdenciária?
A revisão previdenciária nada mais é do que solicitar ao INSS que revise os dados que se relacionam com a sua aposentadoria. Em outras palavras, é a reavaliação de um benefício previdenciário que já foi concedido.
No entanto, antes de pedir a sua revisão previdenciária, é necessário analisar as questões abaixo expostas.
Efeitos da revisão previdenciária
O efeito da revisão do benefício pode ser positivo, ou seja, o valor aumentará. Em contrapartida, se for apurado algum pagamento indevido saiba que acontece o processo oposto, que no caso é o benefício baixar.
Assim, analise bem a situação e só peça a revisão se você tiver certeza que irá aumentar o valor da sua aposentadoria. Com isso, evita-se que o efeito da revisão não seja o planejado.
Em quais casos é possível pedir a revisão previdenciária?
O pressuposto principal é ter alguma irregularidade na concessão do benefício. Uma situação comum é ter algum erro no cálculo, por exemplo: número de contribuições errado, salário indevido, carência, etc.
Existe a possibilidade de haver inconsistências quanto ao tempo de contribuição, por falta de registro de alguma mudança no sistema do INSS. Bem como, quanto ao valor de contribuições, hipótese em que a revisão também é possível.
Qual é o período para solicitar?
Em caso de valores atrasados, o período para receber os atrasados é de cinco anos. Contudo, o prazo de decadência é de 10 anos a partir do primeiro mês de pagamento. Após tal período, não é mais possível pleitear a revisão.
Para aumentar o valor da aposentadoria através da revisão previdenciária, busque um advogado especialista em direito previdenciário, que irá solicitar a documentação apta a comprovar o erro por parte do INSS.